Para quem curte o mundo da velocidade em duas rodas, a grande novidade é a nova moto elétrica, a Tachyon Nb, lançada pela Lightning Motorcycles, cuja potência e desempenho fazem o novo modelo atingir uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h.
Desta vez, a empresa apostou na fabricação de um modelo que pode muito bem ser utilizado nas grandes cidades e estradas, o que poderia facilitar o deslocamento mais rápido de pessoas de um lugar para o outro, mesmo numa curta distância e dentro dos centros urbanos.
Com relação à mobilidade, a montadora procurou uma alternativa aos modelos mais tradicionais como as motos de baixa cilindrada e as famosas scooters. A novidade é que o modelo foi desenvolvido utilizando materiais de origem mineral como o nióbio, obtido junto à empresa brasileira CBMM, maior produtora de nióbio do mundo.
O uso deste tipo de mineral possui muitas vantagens e, dentre elas, é a sua alta estabilidade e durabilidade principalmente em condições extremas de temperatura como é o caso da Tachyon Nb.
Uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento do projeto é permitir que novo tipo de moto possa oferecer condições de durabilidade e segurança ao seu condutor e passageiro. Por isto, o mineral foi amplamente utilizado na construção do modelo.
De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento da nova linha, o nióbio foi utilizado em diversas partes como no chassi e nos tubos que fazem parte da suspensão traseira. Além disso, ele foi empregado na montagem do carregador de bordo. O objetivo foi garantir uma alta resistência e maior segurança em determinadas condições extremas onde o superaquecimento pode ser um grande problema.
A utilização deste tipo de mineral também foi empregada em outras partes como os discos de freio. Estes são componentes fundamentais para a segurança do condutor e que pelo fato da alta velocidade a ser atingida, eles são submetidos a condições extremas de temperatura e por isso estão sujeitos a um grande desgaste.
Quando se fala em motos de alta velocidade, uma das principais preocupações é com a aerodinâmica. Neste sentido, a fabricante desenvolveu um projeto bem avançado com a ajuda da Corbin, a mais famosa fabricante de assentos para motocicletas. Ela já atuou em projetos como a fabricação de carros elétricos cujo desempenho se manteve no topo por quase 40 anos.
Para o modelo elétrico foi desenvolvido um tipo especial de carenagem que oferece um desempenho aerodinâmico muito superior, o que contribui para o alto desempenho da nova Tachyon. Ela é feita de fibra de carbono em formato de gota na parte traseira. Na dianteira, temos um parabrisa maior integrado ao pára lamas.
No conjunto, podemos notar que apenas uma pequena parte da roda dianteira ficará exposta ao atrito com o vento. O objetivo é reduzir ao máximo o atrito com o ar durante as altas velocidades e ganhar potência e velocidade.
Confira o vídeo:
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?