Marque na agenda a data de 12 de agosto. Esse foi o dia escolhido pela montadora BMW para lançar o seu novo modelo BMW G 310 R, o primeiro com baixa cilindrada lançado pela montadora aqui no mercado brasileiro.
O anúncio foi feito na última quarta-feira, dia 26 de julho. Conforme a empresa, foram disponibilizadas 100 unidades para a pré-venda no país e, até então, todas já haviam sido comercializadas.
Um verdadeiro sucesso, tanto pela sua repercussão como pelos acabamentos que não deixam nada a desejar, o modelo urbano é vendido a R$ 21.900. Sua produção é feita na Índia, onde é fabricada em parceria com a indiana TVS. Feito isso, as peças chegam a Manaus para a montagem completa.
A G 310 R é a opção com menor cilindrada da BMW em terras brasileiras, sendo também a mais barata. Isso porque o valor está bem distante daquele encontrado no modelo F 800 R, até então considerado o mais em conta no valor, sendo vendido por R$ 43.900.
Com um motor de 34,4 cavalos de potência, a G 310 R chega com uma faixa de cilindrada que compete com modelos como a Yamaha Fazer 250 e o Honda CB Twister. Porém, conforme a BMW, a montadora deve focar em uma faixa de consumidores que estão em busca de motos na categoria Premium, se enquadrando na mesma área das já conhecidas Kawasaki Z300, Yamaha MT-03 e a KTM 390 Duke.
A suspensão dianteira é invertida, muito comum em modelos que apresentam maior cilindrada. Já os freios ABS são de série e a disco, apresentando essa característica em ambos os eixos. E em relação aos detalhes, esses também foram muito bem trabalhados, com carenagens em ambas as laterais, logo ao lado do tanque. Com isso, tem-se a impressão de um produto mais robusto.
Para a produção dessa moto e de outros modelos, o investimento total da fábrica em Manaus foi de 4 milhões de euros. E, ao que tudo indica, já está prevista a expansão da linha dos motores menores da montadora, com destaque para a chegada da G 310 GS, uma versão aventureira e também de baixa cilindrada.
Em sua base, utiliza o mesmo motor. Porém, o conceito é outro, sendo baseado na R 1200 GS, que mistura a proposta de utilização tanto na terra como no asfalto.
Portanto, falta pouco para vermos tudo que a BMW tem preparado para nós. Resta aguardar e conferir tudo de pertinho.
Kellen Kunz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?