O ano de 2018 está começando não apenas com grandes estreias em quatro rodas. As motos estão ganhando mais espaço. A Honda está lançando a chamada CG 160 Cargo 2018, que pode ser avaliada como uma das melhores motos no atual mercado de veículos de uso profissional. Trata-se, em realidade, de uma atualização de versão anterior que agora está muito mais equipada, incluindo o sistema de freios combinados. Esta motocicleta faz parte de um projeto criteriosamente elaborado e desenvolvido com finalidade exclusiva de lançar uma moto para uso de profissionais liberais em frotas de empresas, na quais poderá aliar a sua grande resistência ao baixo custo de manutenção, tornando-se o número um nesse segmento do mercado.
Em relação ao sistema de freios combinados, cuja sigla é CBS ou Combined Break System, o mesmo foi instalado no sentido de proporcionar mais segurança e facilitar a atividade do piloto.
Este sistema de freios combinados é parte de uma inovação tecnológica, tornando-se quase um divisor de águas na produção da Honda. Foi no ano de 2015 que a companhia fez estrear a CG 150 Titan com o sistema CBS, o que fez dessa motocicleta o diferencial único de baixa cilindrada em todo o mundo, equipada com esse novo sistema. No freio a disco de 240 mm, instalado na roda dianteira, o sistema funciona conjuntamente comas versões CG 160 Fan e Titan 2018. Quando o piloto aciona o curso completo do pedal do freio da roda traseira, a frenagem será integral no tambor de 130 mm, da mesma roda traseira, sendo que o dispositivo automático desse sistema faz acionar até 30% de frenagem no disco da roda dianteira. É importante deixar claro que o manete do freio permanece, por sua vez, acionando apenas o disco dianteiro.
Outro atributo que torna essa moto exclusiva e única é o próprio bagageiro, que chega da indústria com capacidade para portar até 20 kg, com as suas suspensões ajustadas para esse uso específico.
Este modelo CG 160 Cargo de 2018 mantém a aparelhagem de motor monocilíndrico com 162,7CC FlexOne, o qual funciona tanto à gasolina quanto à etanol, em quatro tempos e munida de injeção eletrônica PGM-FI, que a potencializa em força máxima de até 14,9 cavalos e torque de 1,4KGFM, quando roda a gasolina.
Quando está abastecida com etanol a sua potência sobe para 15,1 cavalos de potência máxima a 8.000 RPM e torque máximo de 1,54KGFM em 6.000 giros. O tanque de combustível possui capacidade para até 16,1 litros; o sistema de câmbio possui 5 velocidades e peso total dessa moto é de 119 kg.
Está aparelhada de um painel digital que dispõe de informações como velocímetro; o hodômetro total e parcial; o marcador de combustível e as demais luzes espias devidamente padronizadas. Seu chassi foi criado em chapa de aço, na qual se utiliza o tipo de arquitetura Diamond, que é parte do próprio motor, em sua estrutura. Desta maneira a Honda CG 160 Cargo tornou-se a motocicleta mais fácil de manobrar, com boa estabilidade.
Está munida de um cavalete central, cuja presença tornou-se opcional ao longo dos anos, sendo um padrão há algumas décadas. Sua função está em garantir maior facilidade e estabilidade no estacionar com carga na moto. O modelo está disponível apenas na cor branca e o seu valor no mercado pode chegar a 8.990 reais.
A Honda está entre as mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Em solo nacional a Honda Motor do Brasil foi inaugurada no início dos anos de 1970. Para mais informações e atualizações acesse o site da montadora.
Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?